Botox: O que é e para que serve a toxina botulínica?

O botox é uma substância derivada da bactéria Clostridium botulinum, com a capacidade única de impedir a contração muscular por meio da inibição de estímulos neuronais. 

Esse bloqueio temporário do músculo pode ser utilizado como um tratamento eficaz para várias condições médicas e estéticas.

Por isso, no texto de hoje, vamos explorar as principais aplicações do botox, tanto na medicina geral, quanto na dermatologia. Continue a leitura e compreenda mais sobre essa técnica.

Botox no tratamento de doenças

No campo da medicina, o botox pode ser utilizado para o tratamento de diversas condições, entre elas, podemos citar: 

Enxaqueca

As aplicações de botox demonstraram ser eficazes na prevenção de enxaquecas crônicas, definidas como dores de cabeça que ocorrem por 15 ou mais dias por mês. 

Espasmos musculares

Botox pode ser usado para tratar uma variedade de espasmos musculares, incluindo aqueles associados à paralisia cerebral, esclerose múltipla e lesões na medula espinhal. Também pode ser usado para tratar espasticidade nos braços e pernas.

Suor excessivo (hiperidrose) 

As injeções de botox podem ser usadas para tratar o suor excessivo, uma condição conhecida como hiperidrose. Quando injetado nas axilas, palmas das mãos ou solas dos pés, pode bloquear temporariamente as glândulas sudoríparas e reduzir a transpiração.

Bexiga hiperativa

O botox pode ser injetado na bexiga para tratar a bexiga hiperativa, uma condição que causa micção frequente e urgente. As injeções podem ajudar a relaxar a bexiga e reduzir a necessidade de urinar.

Distúrbios oculares

O botox pode ser usado para tratar uma variedade de distúrbios oculares, incluindo estrabismo (olhos vesgos), blefaroespasmo (espasmos palpebrais involuntários) e espasmo hemifacial (espasmos musculares faciais involuntários).

Botox como tratamento estético

No campo da estética, o botox ganhou popularidade como um dos principais procedimentos cosméticos, capazes de reduzir rugas e marcas de expressão. 

Ao inibir a contração muscular, o botox promove uma aparência mais lisa e rígida da pele, proporcionando uma aparência mais jovem. Sendo muito utilizado em diversos pontos, tais como: 

  • Linhas de expressão horizontais na testa;
  • “Pés de galinha”;
  • Vincos entre as sobrancelhas;
  • Sulcos em torno dos lábios (como o “código de barras”);

Como é feita a aplicação? 

O botox é aplicado em pequenas concentrações na área a ser tratada. Geralmente é feito um ajuste da dose em 15 dias, para corrigir pequenas assimetrias ou tratar rugas remanescentes.  A aplicação da toxina botulínica costuma ser feita 2 vezes ao ano, já que o seu efeito dura de 4 a 6 meses. 

Vale ressaltar que a duração do botox é dose dependente, ou seja, quanto maior a dose, maior a duração. Mas, como buscamos resultados mais naturais e harmônicos, a dose ideal não é tão alta e sua duração fica em torno de 4 meses. A musculatura volta a contrair de maneira gradual.

Quais os principais cuidados que devem ser tomados antes e depois da aplicação do botox? 

  • Não abaixar a cabeça por 4 horas depois da aplicação. 
  • Evitar massagens, limpeza de pele ou outros movimentos de pressão no rosto após aplicação, por pelo menos 24 horas.
  • Não há restrição em relação à exposição solar após a aplicação de toxina botulínica, a não ser quando surge uma equimose (“roxo”). Nesse caso, é importante o uso cuidadoso de protetor solar.
  • Evitar esforços físicos por um período de 24 horas;

Principais efeitos colaterais

  • Inchaço, vermelhidão e leve dor no local da aplicação que costumam desaparecer espontaneamente em 24 a 48 horas;
  • Equimose;
  • Dor de cabeça por algumas horas que pode ser tratada com analgésicos comuns;
  • Sensação temporária de peso na região da testa.

Possíveis riscos

O botox só deve ser aplicado pelo médico, assim é importante fazer uma avaliação completa do estado de saúde e medicações ingeridas. Para evitar complicações, é preciso conhecer a anatomia da região aplicada, calcular a dose correta para cada musculatura e utilizar a técnica adequada.

Quando aplicado de maneira errada, pode ocorrer paralisia indesejada de alguns músculos e lesões de nervos, que podem ocasionar ptose da pálpebra ou assimetria do sorriso, por exemplo.

Contraindicações para aplicação do Botox

Existem alguns casos onde uso da toxina botulínica é contraindicado, tais como:

  • Gestantes: não é indicada a aplicação durante a gravidez.
  • Lactantes: estudos recentes mostram que não há problema aplicar o botox durante a amamentação, mas é adequado esperar até o bebê iniciar a introdução alimentar e não estar amamentando exclusivamente.
  • Doenças Neuromusculares: o uso da toxina com finalidade estética agirá contra o propósito, pois as áreas de aplicação possuem debilitações nesses pacientes, podendo gerar problemas após o procedimento;
  • Uso de medicamentos: Pessoas que estejam usando antibióticos, anti-inflamatórios e anticoagulantes na data da aplicação podem apresentar uma potencialização não desejada do efeito da toxina botulínica.

Compartilhar

Post Recentes

Cabelo

Dengue causa queda de cabelo?

A queda de cabelo relacionada à dengue geralmente é uma manifestação secundária da doença e está associada aos casos mais graves, como a dengue hemorrágica ou a síndrome do choque da dengue.

Leia mais »
Pele

Posso tatuar sobre pintas e sinais de nascença?

A decisão de fazer uma tatuagem sobre pintas e sinais de nascença deve ser feita com cuidado e consideração. É importante lembrar que os sinais de nascença são formações benignas na pele que podem variar em forma, tamanho, cor e textura. 

Leia mais »