O papel da dermatologia estética é ajudar os pacientes a melhorar sua autoestima, autoconfiança e qualidade de vida mediante tratamentos que visam melhorar a aparência da pele, cabelo e unhas.
Os dermatologistas estéticos usam uma variedade de técnicas e procedimentos para tratar problemas da pele, como acne, cicatrizes, manchas, rugas, flacidez da pele, excesso de gordura localizada e muito mais.
Alguns procedimentos são feitos com frequência, como o preenchimento facial (incluindo preenchimento labial), aplicação de toxina botulínica, peelings químicos e outros. Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre alguns dos procedimentos que podem ser realizados por esse profissional.
Preenchimento facial
O preenchimento facial é um procedimento minimamente invasivo que pode ser realizado por um dermatologista para reestruturar o rosto ou volumizar algumas regiões, buscando proporções mais harmônicas e uma aparência mais jovem.
O preenchimento facial é realizado pela injeção de ácido hialurônico em diferentes profundidades, com o objetivo de preencher rugas e sulcos, além de restaurar o volume facial perdido devido ao envelhecimento.
Antes do procedimento é feita uma avaliação cuidadosa do paciente. São avaliados problemas de saúde, medicações usadas e hábitos do paciente. Nesse momento é avaliado se o paciente apresenta alguma contraindicação.
Após entender os incômodos do paciente e analisar suas proporções faciais, é indicado o tipo de preenchimento e o tipo de material que será usado (há diferentes tipos de ácido hialurônico, com características diferentes).
O preenchimento é realizado com agulha ou cânula, dependendo da área e do risco que aquela área apresenta e pode ser depositado em camadas mais profundas ou mais superficiais. Os procedimentos são realizados em consultório, sempre com antissepsia e pode ser realizado com anestesia tópica para minimizar o desconforto do paciente.
Após o procedimento, é comum que os pacientes experimentem algum inchaço ou vermelhidão na área injetada. Podem ficar alguns “roxinhos” nas áreas de entrada da agulha ou cânula, mas isso geralmente desaparece após alguns dias.
Os resultados do preenchimento facial podem incluir uma aparência mais jovem e suave da pele, com rugas e linhas de expressão suavizadas e um aumento do volume facial em áreas onde houve perda devido ao envelhecimento.
Os resultados do preenchimento facial são graduais e podem levar algumas semanas para se tornarem totalmente visíveis.
Aplicação de botox
A toxina botulínica, conhecida como Botox, é uma substância segura e eficaz que tem o objetivo de relaxar os músculos faciais responsáveis por rugas e linhas de expressão, a fim de suavizá-las e minimizá-las.
O dermatologista irá avaliar cuidadosamente a face do paciente para determinar as áreas mais apropriadas para a aplicação de Botox e a quantidade de produto necessária.
Além do tratamento das rugas, a toxina botulínica pode ser usada para tratar hiperidrose (sudorese excessiva), sorriso gengival, bruxismo e outras patologias.
O procedimento é geralmente rápido e pode ser realizado com anestesia tópica para minimizar o desconforto do paciente. Os níveis de aplicação são diferentes dependendo da área e objetivo, pode ser injetado no músculo, subcutâneo ou até mais superficial.
Após a aplicação, é comum que os pacientes experimentem algum inchaço ou vermelhidão na área injetada, podendo até ficar alguns “roxinhos”, mas isso geralmente desaparece após alguns dias.
Os resultados da aplicação começam a surgir em 2 dias e tem o efeito completo em 15 dias, quando é realizado um retorno para avaliar se é necessário fazer algum ajuste. A duração total da toxina geralmente é de três a seis meses, dependendo da quantidade colocada e do metabolismo do paciente. O procedimento pode ser repetido após 4 a 6 meses.
Peeling químico
O peeling químico é um procedimento estético que pode melhorar a aparência da pele. É aplicada uma solução química na pele, que remove as camadas superiores e estimula o crescimento de uma nova camada mais saudável.
O peeling pode ser superficial, médio ou profundo, dependendo da substância e quantidade aplicadas, tendo diferentes intensidades e tempo de recuperação. Cabe ao dermatologista avaliar e determinar o tipo de peeling químico mais apropriado, levando em consideração as patologias da pele, assim como o fototipo do paciente.
Durante o procedimento, a solução química é aplicada na pele e deixada por um determinado período. Dependendo da intensidade do peeling, o paciente pode sentir um leve desconforto ou sensação de queimação na pele durante o procedimento.
Após o procedimento, é comum que a pele fique vermelha e descamada por alguns dias, mas isso geralmente desaparece em uma semana ou duas.
Os resultados do peeling químico podem incluir a redução de manchas, diminuição de poros, suavização de algumas linhas finas, além de uma pele mais uniforme e com uma aparência mais jovem.
Os resultados do peeling químico são graduais e podem levar várias semanas para se tornarem totalmente visíveis. Geralmente são necessárias mais de uma sessão para um resultado visível.
No campo da dermatologia estética hpa uma variedade de técnicas e procedimentos para atender às necessidades individuais de cada paciente.
Esses procedimentos são geralmente minimamente invasivos, rápidos e podem melhorar a autoestima, autoconfiança e qualidade de vida dos pacientes.
No entanto, é fundamental escolher um profissional qualificado e experiente para realizar esses procedimentos, a fim de obter os melhores resultados possíveis e não colocar em risco a sua saúde. Lembre-se que em todo procedimento há algum tipo de risco associado. Sempre questione o seu médico sobre os riscos.